domingo, 16 de janeiro de 2011

Galactica - Astronave de Combate

"Battlestar Galactica narra a jornada dos últimos humanos sobreviventes das Doze Colônias do Homem, após a sua aniquilação comandada pelos Cilônios (Cylons). Os sobreviventes são liderados pela Presidente Laura Roslin (Mary McDonnell) e pelo Comandante William Adama (Edward James Olmos), em uma frota de naves, conduzidas e lideradas pela Galactiva, astronave de combate, uma poderosa nave de guerra. Perseguidos pelos cilônios, que planejam exterminar o que restou da raça humana, os sobreviventes viajam através da galáxia em busca da lendária e há muito tempo perdida, décima terceira colônia, a Terra".

A série moderna de 2003, distribuída no Brasil pela Universal, é um remake de uma outra famosa série de TV dos anos 70, criada e produzida por Glen A. Larson.

Segundo a série, os humanos surgiram em um planeta distante chamado Kobol, num passado longínquo. Com o tempo, esse planeta não pôde mais suportar a vida e os humanos, organizados em treze tribos - sendo que uma se perderia das demais (insinuando que esta seria nossa cultura atual) -, tiveram que procurar outro planeta em outro sistema solar.

Milhares de anos depois de estarem instalados em novas colônias, com a evolução, a tecnologia avançou muito e a inteligência artificial usada pelos humanos ganhou status de forma de vida e consciência própria, se revoltando contra seus criadores por achar que estes não davam valor a sua existência Os cilônios (assim chamados em português), acreditavam em um Deus único (monoteísmo) e os humanos em vários (politeísmo), causando conflito entre suas culturas.

Os cilônios então executaram um plano de destruição em massa que reduziu a humaninade (cerca de 12 bilhões de pessoas) a alguns poucos milhares de sobreviventes. Sem alternativas, esses sobreviventes decidiram, sob a liderança do Comandante Adama, procurar por uma lendária décima terceira tribo, que havia deixado Kobol antes das outras doze tribos e havia se dirigido "a um planeta brilhante conhecido como Terra".

O seriado original de 1978 era inovador em sua época por causa da grandiosidade de seus cenários, pelas cenas de batalha espacial (inspiradas em Guerra nas Estrelas - Star Wars) e pelo próprio tema da Humanidade em guerra com outra civilização.

Entretanto, depois de quase três décadas, ele nitidamente se apresenta como uma utopia, mas revolucionou os efeitos especiais em seriados para a televisão, e pela evolução dos enredos e tramas dos filmes em geral e dos filmes para a televisão em particular, especialmente dos filmes de ficção científica.

O remake dessa série é inovador tanto por causa dos efeitos especiais e da concepção de ficção científica adotada em seus enredos quanto por causa dos temas abordados ao longo da minissérie inicial (2003) e dos episódios regulares. É muito mais um seriado dramático com repercussões políticas, religiosas e sociológicas do que apenas um seriado de ficção científica.

O MUNDO ACABOU, A LUTA APENAS COMEÇOU.

Clique no link abaixo e assista a abertura da nova série de Battlestar Galactica:

Abertura da Série Battlestar Galactica

Crédito das Imagens: Divulgação Universal Distribuidora

Um comentário:

  1. Boa tarde, Paulo

    Não assisti a série toda ainda. Estou vendo aos poucos. Mas posso afirmar que, pelo pouco que vi, é uma série muito interessante.
    Parabéns pela matéria.
    Beijos
    Nina Ventura

    ResponderExcluir