sábado, 19 de março de 2011

Retrô-TV – Viagem ao Fundo do Mar

Fui criança nos anos sessenta e por isso agradeço de coração ao produtor de TV norte-americano Irwin Allen por muita diversão na telinha. Vamos então, a uma breve restrospectiva...

Uma de suas séries de ficção científica, mais curiosa, era Viagem ao Fundo do Mar. Foram 110 episódios em 4 temporadas, de 1964 a 1968.

As histórias mostram as explorações marinhas do Seaview, um submarino nuclear operado pelo Almirante Nelson (Richard Basehart) e pelo comandante Capitão Lee Crane (David Hedison). O Seaview é o primeiro submarino nuclear privado . Junto deles estavam o primeiro-imediato, Chip Morton (Robert Dowdell), o chefe-de-armas, Chefe Sharkey (Terry Becker) e evidentemente, o marujo Kowalski (Del Monroe).

Eles percorrem os oceanos em missões de estudo a serviço do Instituto Nelson de Pesquisas Marinhas. Repleta de aventuras e histórias fantásticas, Viagem ao Fundo do Mar, se tornou um clássico e sempre esteve mais ligada aos fatos científicos do que a ficção. Ainda hoje, a série se mostra relevante, uma vez que aborda temas como ameaça nuclear, poluição, roubo e comércio ilegal de novas tecnologias.
A primeira temporada foi produzida em preto e branco e as histórias são mais científicas e dramáticas, abordando temas de espionagem, sabotagem e thrillers psicológicos. Pressionado para aumentar os índices de audiência, Irwin Allen modificou o estilo dos episódios a partir da segunda temporada.

Houve a inclusão de cores e as histórias passaram a ser mais fantasiosas, apresentando uma enorme variedade de monstros de todos os tipos, das profundezas desconhecidas dos oceanos à imensidão do infinito e o inexplorado espaço sideral, além de fantasmas, assombrações e alienígenas hostis. Foi acrescentado também uma nave futurista (a série é ambientada num futuro próximo à sua época de produção, algo em torno de 1980, o que curiosamente já é um passado distante para nós) chamada de "Sub-Voador", responsável pelas missões que necessitavam de maior flexibilidade nas ações, já que era um veículo pequeno que voava e navegava sob as águas, sempre com a mesma performance.

Viagem ao Fundo do Mar é muito lembrado pelos fãs por seus episódios recheados de situações que beiram o absurdo, com roteiros simplistas, introduzindo sempre uma imensa diversidade de monstros, alienígenas e cientistas loucos, em histórias super-divertidas com efeitos especiais toscos, se comparados aos de hoje, quase sempre produzidos com tecnologia CGI. Ou seja, um tipo de histórias, que apesar de tudo, prendem a atenção e proporcionam o mais puro entretenimento, despertando um saudoso sentimento de nostalgia.

Muito curioso saber também que as cenas de turbulência submarina, em que o Seaview balançava de um lado para outro e a tribulação era jogada de bombordo para estibordo, eram comandadas pelo próprio Irwin Allen, com o auxílio de um balde de ferro e de um porrete em suas mãos. Tudo para a marcação do tempo certo... E a câmera era rodada, da esquerda para a direita... Um efeito especial, daqueles tempos, e que funcionava perfeitamente bem!

Título Original: Voyage to the Bottom of the SeaTítulo Brasileiro: Viagem ao Fundo do Mar/ Produção: 1964/68 (EUA) P&B e em cores
Elenco Principal: Richard Basehart, David Hedison, Robert Dowdell, Terry Becker, Del Monroe

Clique nos links abaixo e relembre como funcionava o Sub-Voador, o Seaview e quem eram o Almirante Nelson e a sua tripulação!

Voyage to the Bottom of the Sea Flying Sub Claw and More!

A Tribute to Voyage to the Bottom of the Sea

Crédito das imagens: Fox Filmes do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário