segunda-feira, 18 de julho de 2011

Retrô-TV - Stargate Atlantis - Crossover criativo e bem humorado!

O sucesso da série de TV Stargate foi tão avassalador no início dos anos 2000, que a Metro-Goldwyin-Mayer Studios logo investiu na criação de um crossover (espécie de série derivada, no mesmo multiverso). Foi assim que em 2004 surgiu Stargate Atlantis, também bastante criativa em seus roteiros e com uma dose de muito bom humor e diversão.

A trama de Stargate Atlantis é feita a partir do episódio de Stargate SG-1 da sétima temporada, "Lost City", onde a equipe SG-1 encontra um posto avançado construído pela raça conhecida como os Antigos (The Ancients) na Antártica.

Após os acontecimentos ocorridos no episódio de estréia da oitava temporada de Stargate SG-1, "Nova Ordem", o Comando Stargate envia uma equipe internacional para investigar o posto. Logo, o Dr. Daniel Jackson descobre a localização da maior cidade criada pelos Antigos, Atlântida. A história se desenvolve quando os membros da expedição encontram os Wraiths (ou Espectros), raça que derrotou os Antigos dez mil anos atrás. Como vampiros, totalmente assustadores, estes novos inimigos "se alimentam" com a energia obtida dos novos povos encontrados naquele setor da galáxia. E são de fato, terríveis predadores.

Foram cinco temporadas muito bem produzidas e a série praticamente foi cancelada, somente em função de outro ambicioso projeto dos seus criadores, Stargate Universe. Todas já lançadas em DVD e que você também encontra na USS Brazil! Confira!

Elenco:

Joe Flanigan/ Torri Higginson/ Rachel Luttrell/ Rainbow Sun Francks/ David Hewlett/ Jason Momoa/ Paul McGillion/ Amanda Tapping/ Jewel Staite/ Robert Picardo

Stargate Atlantis (frequentemente abreviada como SGA ou apenas Atlantis) é uma série de TV americano-canadense de ficção científica da MGM e parte da franquia Stargate. A série foi criada por Brad Wright e Robert C. Cooper, como um "spin-off” da série Stargate SG-1 criada por Wright e Jonathan Glassner a partir do filme Stargate (1994).

As três primeiras temporadas da série de televisão foram exibidas simultaneamente pelo Sci Fi Channel e The Movie Network para depois ser exibida apenas no Sci Fi Channel em suas duas últimas temporadas, com a exibição de mais 100 episódios até o cancelamento da série. Stargate Atlantis estreou no Sci Fi Channel em 16 de julho de 2004, seu último episódio foi exibido no mesmo canal, em 9 de janeiro de 2009. A série foi filmada em Vancouver, Canadá.

A série foi um sucesso para o Sci Fi Channel, e foi particularmente popular na Europa e na Austrália. Embora tenha recebido pouca resposta da crítica, Stargate Atlantis foi bastante premiada e recebeu muitas outras indicações de prêmios em suas cinco temporadas de exibição.

Depois do cancelamento de Stargate Atlantis, os criadores da série começaram a trabalhar em outro já pré-concebido "spin off" do universo Stargate, "Stargate Universe", que a rede aprovou por ter maior orçamento, ser menos mitológico e focar mais o desenvolvimento dos personagens. E que será assunto aqui do TV tudo isso, num dos nossos próximos posts.

Enredo:

Stargate Atlantis mostra as aventuras de John Sheppard e sua equipe militar a partir da Terra que, juntamente com duas dezenas de outras equipes, viajam para planetas distantes. Eles usam um dispositivo alienígena conhecido como um Stargate, que fica localizado na cidade de Atlântida no planeta "Lantea".

A cidade foi construída há milhões de anos por um dos mais avançados na corrida do universo Stargate: os Antigos. Cinco a dez milhões de anos atrás, devido a uma praga na Galáxia Via Láctea, eles foram forçados a fugir para a Pegasus Galaxy, e lá eles semearam vida em centenas de mundos, tal como haviam feito na Via Láctea. Depois de encontrar um inimigo poderoso conhecido como o Wraith e ir à guerra contra eles por mais de cem anos, acabam sendo derrotados e, em última instância, os Antigos são forçados a submergir sua cidade abaixo do oceano, o quê, no universo Stargate, é a explicação do mito grego sobre o destino da cidade perdida de Atlântida.

Stargate Atlantis têm episódios que se ligam aos poucos, muitos com pouca conexão. Alguns episódios mostram como os habitantes de Atlantis trabalham em formas de destruir seus inimigos entre outros problemas.

Imagens: Divulgação Metro-Goldwyin-Mayer e Fox Filmes do Brasil/ Youtube

Clique no link abaixo e assista a um trailer da série:

 StarGate Atlantis Trailer

Nenhum comentário:

Postar um comentário