domingo, 11 de setembro de 2011

Os 70 anos do Capitão América

Faz dez anos que as torres gêmeas do WTC foram destruídas em Nova Iorque. Neste período, acredito, apesar da evolução tecnológica e das melhorias em termos de tecnologia da informação, o mundo se transformou num lugar pior. Infelizmente...

Os partidos socialistas e comunistas do mundo estão mais fortes, e se acham, em função disso, com seus principais líderes demontrando até uma total hipocrisia, diante da realidade moderna, nua e crua... A inversão de valores atualmente é muito maior e a China, hoje, é mais poderosa do que os Estados Unidos da América.

Os verdadeiros ideais de liberdade estão mais fracos. O Estado de Direito em diversas sociedades, está constantemente ameaçado. A criminalidade e as mais diversas formas de Poder Paralelo, estão atualmente, muito mais fortalecidas. Os Direitos do Homem e do Cidadão, promulgados pela ONU - Organização das Nações Unidas, foram ironicamente atirados na lata do lixo. Tudo em função do medo, medo de ações terroristas, de dimensões semelhantes aos do 11 de setembro, medo do individualismo, medo do desconhecido.

Vários países estão ajudando a perpetuar a pior das ditaduras, a ditadura da ignorância. As novas gerações não tem mais nem ideia do que os exageros com o anarquismo, fascismo, integralismo, nazismo (forma de nacional-socialismo) e comunismo, fizeram ao mundo e às antigas gerações. As estatísticas envolvendo as vítimas do holocausto de Hitler e a perseguição de Stalin aos seus oponentes (queima de arquivo) são apenas números sem rostos para muitos que já nascem mergulhados na pobreza e na miséria deste mundo de início de século vinte e um.

Para que estudar, buscar ser melhor, em tempos em que exemplos de mediocridade são exaltados de todas as formas? Os valores de busca da excelência parece que entraram em colapso. Falar em criação ou desenvolvimento de formas de elite ou de natas sociais sempre foi contra o discurso dos defensores das massas. Só para lembrar o conceito de elite se referia em forjar, os melhores dentre os melhores, partindo da premissa que chances iguais tem de ser oferecidas, mas que apenas aqueles que lutarem e quiserem evoluir, irão mesmo se destacar (demonstrar mérito, merecimento)...

E a democracia, que deveria ser a melhor das formas de governo e administração dos povos, tem sido utilizada como meio para se perpetuar a canalhice, ao norte e ao sul do equador.

É neste contexto, que se torna interessante analisar os 70 anos do Capitão América, um dos personagens de quadrinhos do estilo comics, que mais foram utilizados para propagandear os ideais do outrora
american way of life, o jeito americano de viver.

O Capitão América, alter ego de Steve Rogers, foi criado em 1941 por Joe Simon e Jack Kirby.

Era a história do pracinha, extremamente franzino e fraco, que submeteu-se a experiência de criação do super-soldado, um herói "bombado", graças a um soro químico, especialmente desenvolvido, para que ele pudesse adquirir força e agilidades descomunais para enfrentar à ameaça de um regime político totalitário e de exceção.

Com o seu escudo e uniforme moldados em cima dos valores e significado da bandeira vermelha, branca e azul, do país que em 1940, melhor sintetizava os valores de defesa de princípios, hoje totalmente esquecidos, como liberdade, igualdade e fraternidade... Ideais defendidos pela burguesia criada pela Revolução Francesa e impressos também durante as Guerras de Independência dos Estados Unidos da América.

Perfil:

Capitão América (Captain America, em inglês), é o alter ego de Steve Rogers, um personagem de HQ (História em Quadrinhos) da Marvel Comics. Foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, apareceu pela primeira vez em Captain America Comics - número1 (Março de 1941).

O Capitão América foi o maior de uma onda de super-heróis surgidos sob a bandeira do patriotismo norte-americano, os quais foram apresentados ao mundo pelas companhias de Histórias em Quadrinhos, durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Ao lado de seu parceiro Bucky, o Capitão América enfrentou as hordas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas caiu na obscuridade após o fim do conflito.

A história do Capitão América se baseia em um fraco e esquelético rapaz, que deseja de qualquer forma participar dos esforços norte-americanos para vencer a guerra. Ao ter seu alistamento recusado por sua saúde debilitada, ele deixa claro estar disposto a fazer qualquer coisa para ajudar na guerra.

Essa "qualquer coisa" é mesmo tão literal, que ele se torna parte de um experimento para a criação de soldados superiores em tudo: o "projeto super-soldado", que consistia em um soro especial e a radiação de raios gerando um crescimento físico geral, tornando um ser debilitado como Steve Rogers em um superatleta musculoso, forte, veloz e ágil. Contudo, como na equipe do projeto havia um agente duplo a serviço de Hitler, o cientista que criou o "soro do super-soldado" é morto por esse agente. Como não havia registro escrito da fórmula, essa se perdeu junto com a vida do cientista e Steve Rogers acaba se tornando o único daquilo que deveria ser um exército de supersoldados.

Em 1964, a Marvel reviveu o Capitão América ao revelar que ele tinha caído de um avião experimental no Atlântico Norte nos últimos dias da guerra e que passou as últimas décadas congelado, num estado de morte aparente ("suspended animation" : animação suspensa ou suspensão de sentidos). O herói ressurgiu com uma nova geração de leitores como o líder de um grupo de super-heróis conhecido como os Vingadores e em novas histórias.

Suas primeiras aventuras foram lançadas na revista Tales of Suspense, dividindo as páginas com aventuras do Homem de Ferro. Nelas, a dupla Lee/Kirby procuraram justificar um super-herói sem poderes, apresentando o Capitão como "o maior lutador do mundo", enfrentando vilões representantes de modalidades de lutas como o Sumô ou o francês Savate (Batroc).

Mas seus inimigos frequentes eram os nazistas e os neo nazistas, como o Caveira Vermelha e a H.I.D.R.A. Também havia aventuras em que ele se ligou a agência de espiões S.H.I.E.L.D, que enfrentava inimigos tecnológicos como Modok e a I.M.A. Nos anos 1970 enfrentou o Império Secreto, uma organização racista inspirada na Ku Klux Klan, num arco de história em que os X-Men e vários mutantes foram caçados e capturados pelos criminosos. Também nessa época iniciou sua parceria com o super-herói Falcão Negro. Mais tarde enfrentaria a Força Nacional, outra organização racista e ultraconservadora.

Nesse confronto seria dado como morta, sua namorada e agente secreta, Sharon Carter (Agente 13).

Apesar da reformulação dos anos 1960, foram feitas novas aventuras ambientadas na época da II Guerra, quando seu parceiro era o garoto James Buchanan Barnes, vulgo Bucky. Ambos e mais Namor e outros heróis menos conhecidos dos anos 1940 formaram o super-grupo Os Invasores.

Steve Rogers, nascido em 4 de julho de 1917 e morto aos 89 anos em Nova Iorque, depois que renasceu na Era Moderna, teve muitas dificuldades para se adaptar a vida civil. No início morava na mansão dos Vingadores e era praticamente um super-herói de tempo integral. Continuou nesse ritmo quando se aliou a Shield e teve um romance com a Agente 13.

Somente no fim da década de 1960, Steve Rogers começou a buscar uma vida própria. Um desentendimento com Nick Fury o fez se afastar da espionagem. Comprou uma motocicleta e saiu em viagem pelo interior do país. Retornaria depois que o Caveira Vermelha voltou a atacar. Depois Steve entra para a força policial de Nova York, mas logo tem a sua vida conturbada em função de acusação de que era corrupto, pois quase não aparecia para as rondas e mesmo assim não era demitido (seus superiores conheciam sua identidade).

O acusador era seu parceiro, que logo se descobriu que agia como o vilão Chefe Encapuzado. Um bom tempo depois Steve voltou a tentar ter uma vida civil. Virou desenhista de quadrinhos e alugou um apartamento na cidade. Mas também não conseguiu cumprir seus compromissos. Sua vida mudou quando recebeu uma boa quantia em dinheiro, resultado de anos de soldo militar que não lhe haviam sido entregues na época do seu desaparecimento. Steve organizou uma rede de informações para ajudá-lo em suas missões, mas logo seria procurado pelo Governo que queria explicações sobre a sua súbita fortuna. Esse problema levou a que Steve fosse privado por um certo tempo de sua identidade de Capitão América.

Principais Inimigos:

Barão Zemo/ Caveira Vermelha/ Ossos Cruzados/ I.M.A./ H.I.D.R.A./ Doutor Faustus/ Império Secreto/ Força Nacional

Crédito das Imagens: Marvel Comics/ Youtube/ Paramount Pictures Brasil

Clique no link abaixo e assista ao trailer do filme Capitão América - O Primeiro Vingador, que celebra os 70 anos deste importante herói:

Um comentário:

  1. Red, white and blue... Captain America rides again... Puxa vida! Também nunca pensei que teria nostalgia de alguns dos valores que você lembrou em seu post. Tristes tempos em que vivemos. Mas, fique sossegado! Algo ainda vai mudar! Tenhamos fé! Fé autêntica no Deus e no Jesus verdadeiro.

    ResponderExcluir