quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Space Battleship Yamato - Patrulha Estelar está de volta!

O Japão sabe que Guerra nas Estrelas já existia muito antes de George Lucas criar a sua. No início dos anos setenta, Patrulha Estelar, Star Blazers ou simplesmente Yamato, era um desenho animado de ação do estilo japonês anime, que divertia as crianças nas manhãs e tardes da TV brasileira.

Com muita ficção científica, Patrulha Estelar celebrava muito mais o gênero space-opera, mas também nos fazia recordar do sempre fantástico Flash Gordon.

A história

Patrulha Estelar (Star Blazers) é o título do anime produzido a partir de 1974 por Yoshinobu Nishizaki e Leiji Matsumoto, que conta as aventuras do encouraçado espacial Yamato, adaptado para viagens intergalácticas em 2199.

Assim como Jornada nas Estrelas se utiliza do nome do porta-aviões Enterprise, Patrulha Estelar celebra o nome Yamato, a partir da dramática história do encouraçado japonês de mesmo nome, afundado na segunda grande guerra mundial, em sua primeira viagem/ missão.

Os destroços da nave estavam encalhados no fundo do oceano quando ocorre um fantástico esforço de recuperação para que a embarcação se torne a última esperança da Terra na resistência contra os ataques dos habitantes do planeta Gamilon.

A animação se utiliza mesmo da referência com a marinha japonesa. No início da série, a trágica história do Yamato real é contada em detalhes. O desenho das naves e as formações de batalha dos caças espaciais mostrados no desenho são inspiradas em batalhas navais reais.

Patrulha Estelar teve 3 temporadas e também 5 animações em longa-metragem produzidas. Sempre exibida como um folhetim em capítulos, a forma tradicional na animação do Japão.

Busca de Iscandar, Cometa Império e Guerra Polar ou A Crise do Sol foram os principais arcos de histórias. A nave Yamato também foi conhecida do público brasileiro como a Argo (menção ao clássico grego de aventura: Jasão e os Argonautas) e seu principal inimigo era o terrível gamilon Desla/ Deslok.

O auge de exibição do desenho no Brasil entretanto foi entre 1983 e 1985 na extinta TV Manchete, nos programas Clube da Criança, apresentado por Xuxa, e Circo Alegre, apresentado pelo palhaço Carequinha.

Mais tarde, a série do Yamato foi homenageada com duas curiosas referências: no episódio Final Mission da quarta temporada de Star Trek - The Next Generation, a Enterprise vai para um planeta chamado Gamilon V.

Também no jogo Starcraft, a nave mais poderosa tinha uma arma especial chamada Yamato Gun, que disparava um raio com grande poder de destruição e precisava de algum tempo para ser recarregada. O fantástico canhão de raios existia também na série original de Patrulha Estelar e era disparado invariavelmente por Susumu Kodai.

No ano passado (2010), os japoneses realizaram um sonho e levaram o Yamato às telas de cinema com todo o requinte de produção e efeitos especiais. A produção se chama Space Battleship Yamato e tem pouco mais de duas horas de exibição.

O filme realiza uma caracterização bem inteligente dos personagens mas não cai na armadilha de tentar recriar todos os elementos que haviam no desenho animado, sendo realmente muito feliz em sua adaptação. Vale a pena ver, relembrar a marcante trilha sonora e acompanhar novamente a tribulação do Yamato em uma missão além das estrelas.

Outro ponto alto do enrendo é acompanhar também o romance genuinamente japonês entre os protagonistas Susumu Kodai (Derek Wildstar) e Yuki Mori (Nova).

Imagens: Youtube/ Academy Productions/ Voyager Entertainment Inc. e Yomiuri TV

Clique nos links abaixo e assista a um trailer extendido,  um spot mais curto, ambos sobre o filme de cinema de 2010, a produção do desenho animado de 1974 e um clipe com cenas românticas envolvendo Derek/ Kodai e Yuki/Nova devidamente sonorizado:

Space Battleship Yamato - trailer extendido

Spot com legendas em inglês

Abertura do Desenho Animado Star Blazers em inglês

Clipe de amor: Susumu Kodai (Derek Wildstar) e Yuki (Nova)

O filme Space Battleship Yamato (2010) já pode ser encontrado a venda em DVD e blu-ray nas melhores lojas do ramo do bairro da Liberdade e no Dream Anime Club.

Nenhum comentário:

Postar um comentário