sexta-feira, 30 de novembro de 2012

As Aventuras de Edgar Rice Burroughs

Sempre gostei de aventuras. Desde pequeno. Não de viver perigosamente, já que passei de esquálido na adolescência para gordinho na fase adulta. E gordinhos, sinceramente, podem até ser considerados simpáticos, mas acredito que não deem bons super-heróis. E confesso também, igualmente, que sempre gostei de super-heróis.

Quando moleque, assistia juntamente com meu pai e meu sempre saudoso e querido avô Lund, filmes de aventura. Entre um dos que mais se destacava, estava Tarzan, dos macacos, criado pela mente imaginativa de Edgar Rice Burroughs. Foi somente bem mais tarde, já na época da faculdade, nos anos oitenta, que descobri seus outros personagens de ficção.

Por isso, é com grande emoção que comemorei a chegada em DVD, do filme da Disney, John Carter - Entre Dois Mundos: Perdido em um mundo. Encontrado em outro. Com 132 minutos, a produção que esbanja qualidade e bom senso na utilização dos efeitos de CGI (artes gráficas de computador) em 3D, além de seguir um roteiro da mais completa qualidade, já que não inventa e respeita as histórias do personagem criado por Edgar Rice Burroughs há mais de 100 anos, dentro de um romance chamado "A Princesa de Marte". Os direitos do personagem atualmente são da Disney, da Marvel, que publicava os quadrinhos e dos descendentes de Edgar Rice Burroughs.

No elenco, nomes desconhecidos que se mesclam com competência e a mesma qualidade dos outros aspectos do filme, já citados acima, ao lado de personalidades mais conhecidas: Taylor Kisch, Lynn Collins, Samantha Morton, Mark Strong, Ciaran Hinds, Dominic West, James Purefoy e Willem Dafoe.

Vale a pena acompanhar também o documentário que está incluído no DVD e que tenta explicar a necessidade de 100 anos, para que o romance e a saga de John Carter pudessem encontrar as telas de cinema e o triunfo das modernas telas de TV domésticas, com qualidade LED LCD e 3D.

Trata-se de um verdadeiro enredo de space-opera, conhecido por personalidades como George Lucas e Frank Herbert criadores de sagas como Guerra nas Estrelas e Duna.

Que o talento e a capacidade de Edgar Rice Burroughs possam vir a ser conhecidos pelas mais novas gerações, é o fator que me deixa realmente mais feliz. Coragem, lealdade, amor e dedicação não podem faltar aos verdadeiros heróis míticos. O que me entristece é que hoje não sejam mais referência das pessoas que se dizem de bem.
John Carter é um ex-capitão militar da Virgínia (USA) cansado dos terrores da Guerra de Secessão e que inexplicavelmente se vê transportado para Marte, onde ele acaba sendo envolvido em um conflito épico e também apaixonado por uma belíssima princesa. Confira.

Crédito das Fotos: Divulgação Disney/ Buena Vista

Clique no link abaixo para ver o trailer do filme:



John Carter: Entre Dois Mundos - Trailer - Legendado


Sinopse: John Carter é uma aventura de ação envolvente ambientada no misterioso e exótico planeta de Barsoom (Marte). O filme conta a história de John Carter (Taylor Kitsch), que é inexplicavelmente transportado para Marte onde se vê envolvido em um conflito de proporções épicas entre os habitantes do planeta, incluindo Tars Tarkas (Willem Dafoe) e a atraente Princesa Dejah Thoris (Lynn Collins). Em um mundo à beira do colapso, Carter descobre que a sobrevivência de Barsoom e de seu povo está em suas mãos.

Diretor: Andrew Stanton
Ano: 2012
Gênero: Fantasia
Título Original: John Carter


Novembro de 2012.

Um comentário:

  1. Um excelente filme para sessão da tarde na TV, ao lado dos filhos e com bastante pipoca e coca-cola. Uma deliciosa aventura de super-herói em que os valores de uma decente moral e bons costumes ficam evidenciados, independentemente do cenário ou das vestimentas dos principais personagens que pertencem a um mundo mítico quase surreal.

    ResponderExcluir