terça-feira, 9 de julho de 2013

Babylon 5 - A Eterna luta do Bem contra o Mal

Poucos escritores de fantasia definiram tão bem a eterna luta do bem contra o mal como J. R. R. Tolkien, o criador da saga de O Senhor dos Anéis.

E poucos roteiristas de séries de TV e de ficção científica conseguiram tão bem adaptar a sua filosofia e os seus ensinamentos como J. Michael Straczynski, o criador de Babylon 5.

Foram 5 temporadas de sucesso de um seriado (expressão mais apropriada) com narrativa pensada em arco, como os das histórias em quadrinhos do gênero comics e que tiveram bem definidos início, meio e fim.

A série que estreou no ar na TV norte-americana em 26 de janeiro de 1994, mas que foi criada e começou a ser produzida e desenvolvida em 1993 está comemorando 20 anos de história.

Sua aventuras giram em torno da estação espacial Babylon 5: um ponto focal para discussões políticas, diplomacia e conflitos durante os anos de 2257 - 2262.

Por conta de sua narrativa corrente e o uso efetivo uso de arcos de história, já comentados anteriormente, a série foi frequentemente descrita como uma "novela para a televisão".

O piloto estreou nos Estados Unidos em 22 de fevereiro de 1993. Uma vez aprovado, o seriado iniciou as transmissões em 26 de janeiro de 1994 e teve cinco temporadas completas.

Além disso, Babylon 5 deu origem a seis filmes para TV e um spin-off, Crusade, que estreou em 1999 e teve apenas treze episódios.

Babylon 5 é uma estação espacial fictícia e cilíndrica. Seu projeto é uma variação do chamado "cilindro de O'Neill".

Ela foi projetada como a "última e melhor esperança de paz" e foi a última de seu tipo a ser construída, sendo que todas as suas predecessoras foram ou sabotadas ou, no caso de Babylon 4, roubadas sem deixar vestígios.

A estação é o lar para 250.000 seres vivos (humanos e alienígenas), incluindo por volta de 100.000 humanos e 2.000 soldados da Força Terrestre, com áreas reservadas para comércio, moradia e recreação.

J. Michael Straczynski, assim como George Lucas antes dele, soube como ninguém sobrepor gêneros e entrelaçar estilos narrativos em sua saga de aventuras. Babylon 5 apresentava personagens para todos os gostos e mesclava a space-opera com cinema noir e dramas políticos dos mais complexos.

O bem e o mal se enfrentam constantemente e podem ser percebidos no interior de cada um dos principais integrantes da estação que não são somente bons ou maus, podendo sempre exibir características de vilões ou de heróis tradicionais.

Já tendo trabalhado em diversas séries de TV de ficção científica cujo orçamento havia estourado, o criador J. Michael Straczynski concluiu que a causa era a falta de um planejamento de longo prazo e se pôs a procurar formas de criar uma série que pudesse ser realizada de maneira responsável.

Aprendendo as lições de outras séries de sucesso, que traziam semanalmente histórias centralizadas em uma locação específica como um hospital, uma delegacia de polícia ou um escritório de advocacia, ele decidiu que ao invés de "ir em busca de mundos novos, reconstruindo-os à cada semana", uma estação espacial fixa ajudaria a manter os custos de uma forma razoável.

Como fã de sagas como "Fundação", "O Fim da Infância" (Arthur C. Clarke), O Senhor dos Anéis (J. R. R. Tolkien), e Duna (Frank Herbert), Straczynski se questionou como ninguém antes havia pensado nisto e, ao mesmo tempo, começou a desenvolver o conceito para uma épico enormemente ambicioso, envolvendo enormes batalhas espaciais e outros eventos de "transformação do universo".

Percebendo que tanto uma série com um local fixo e uma aventura épico poderiam ser produzidos num único seriado, ele então começou a rascunhar a estrutura inicial do que viria a ser "Babylon 5" .

"Uma vez tendo encontrado o local, eu comecei a habitá-lo com personagens e a rascunhar quais situações poderiam ser interessantes. Eu busquei minhas anotações sobre religião, filosofia, história, sociologia, psicologia, ciência (aquelas que não faziam a minha cabeça explodir) e comecei a costurar uma colcha de retalhos que eventualmente se transformou em um desenho coerente. E com ela na minha cabeça, e sabendo qual era o tema central, o resto simplesmente foi se encaixando. De uma vez, eu vi uma história completa de cinco anos num instante e freneticamente comecei a tomar notas". - (J. Michael Straczynski em 1994)

Straczynski propôs cinco objetivos para Babylon 5. Ele disse que a série "teria que ser boa no gênero ficção científica", além de ser um bom programa de TV.

Outro objetivo era que a série tivesse um orçamento razoável e "fosse diferente de tudo o que já tinha sido visto na TV, apresentando as histórias individuais num pano de fundo muito mais amplo".

Além disso, ele estressou que sua abordagem era "levar a sério a ficção científica", construir personagens para adultos, incorporar a ciência real, mas mantendo as personagens no centro da história". Alguns dos pilares da ficção científica na TV até então estavam fora de cogitação (a série, "não teria crianças ou robôs engraçadinhos").

A ideia não era apresentar uma utopia perfeita no futuro, mas mostrar um universo onde haveria ganância e pessoas sem-teto, onde as personagens poderiam crescer, se desenvolver, viver e morrer; onde nada seria o mesmo, ao final dos eventos do dia. Citando Mark Twain como uma influência, Straczynski afirmou que queria que a série fosse um espelho do mundo real e, secretamente, pudesse também ensinar ao sobre a história recente da humanidade e de seus conflitos.

A última das estações "Babylon", Babylon 5 foi construída dez anos depois da Guerra Terra-Minbari. Seu objetivo era "evitar outra guerra criando um lugar onde os humanos e aliens pudessem acertar suas diferenças pacificamente". Por esta razão, ela se situava em território neutro: em órbita de Epsilon III e funcionava como um porto livre para 250.000 seres vivos.

Ela foi co-financiada pela Aliança Terrestre e pela Federação Minbari após as enormes perdas incorridas com o sumiço de Babylon 4.

O criador e showrunner J. Michael Straczynski escreveu 92 dos 110 episódios de Babylon 5, incluindo todos os 44 episódios da terceira e quarta temporadas. De acordo com Straczynski, uma façanha nunca antes realizada na televisão norte-americana.

Outros escritores que contribuíram para o seriado, incluem Peter David, Neil Gaiman, Kathryn M. Drennan, Lawrence G. DiTillio, D.C. Fontana e David Gerrold.

Harlan Ellison, um consultor de criação, especializado em ficção científica recebeu os créditos por dois episódios. Cada escritor era informado do arco de história geral, permitindo que a séria fosse produzida consistentemente dentro do orçamento. As regras de produção eram restritas e os roteiros eram escritos com antecedência de seis episódios e uma vez que a produção tivesse iniciado, não haveria mais mudanças.

Quando foi lançada, Babylon 5 continha três esquadrões de caças espaciais do modelo starfuries. Um quarto foi acrescentado quando o presidente Luis Santiago visitou a estação em 2258. Estes caças são lançados verticalmente, se valendo do efeito centrífugo causado pelas revoluções da estação. Babylon 5 também tem um sistema defensivo próprio e é capaz de abater caças e naves inimigas de menor porte. Quando piratas atacaram a estação em 2258, as torres de tiro foram utilizadas para dar suporte aos starfuries.

Em 2259, depois da chegada de diversos fuzileiros da Força Terrestre, as defesas da estação foram atualizadas, dando a ela a capacidade de se defender contra uma nave de grande porte, ainda que o novo comandante, o capitão Sheridan, se mostrasse relutante em utilizá-las. A força destas novas defesas foi mostrada no episódio final da segunda temporada (The Fall of Night) quando o capitão liberou todo o seu poder num cruzador de batalha classe Primus centauri e o destruiu, apesar de a estação também ter sofrido danos severos neste ataque não provocado.

Porém, o teste real veio em 2260, quando o presidente Morgan Clark ordenou a captura de Babylon 5 antes que ela pudesse se declarar independente (Severed Dreams). Uma frota de naves da Força Terrestre atacou a estação, que era defendida por duas outras naves, a EAS Alexander e a EAS Churchill.

A EAS Agrippa caiu frente à força do sistema defensivo da estação e, com alguma ajuda da Alexander, foi completamente destruída após ter recebido cinco tiros diretos da estação. É interessante que quando o capitão Sheridan deu a ordem de ataque contra a Agrippa, ele na verdade disse: "Me dêem uma solução de tiro na 'Roanoke'", que era outra nave enviada para capturar a estação.

Conselho de Babylon 5

O Conselho de Planetas Não-Alinhados existentes em Babylon 5  foi formado com representantes de todos os povos reunidos na estação espacial e constituído pelo comandante (que é o chairman ex officio do conselho e o representante da Aliança Terrestre) e pelos embaixadores das quatro grandes potências: República Centauri, Regime Narn, Federação Minbari e o Império Vorlon.

A série já foi lançada em DVD nos Estados Unidos e cada uma das cinco temporadas recebe títulos distintos como: Signs and Portents, The Coming of Shadows, Point of No Return, No Surrender, No Retreat e The Wheel of Fire.

Existe também um box especial com os 7 filmes de longa duração produzidos especialmente para a TV.

Créditos de divulgação: Warner Bros.

Clique abaixo e assista às aberturas produzidas para as cinco temporadas e que mostram os personagens principais de cada uma delas:

Babylon 5 Seasons 1 Through 5 Intro

Nenhum comentário:

Postar um comentário